O SERVIÇO DE SALVAMENTO E SUA TRAJETÓRIA
Desde a implantação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o serviço de salvamento sempre existiu nas suas fileiras, mas não era oficializado, pois as operações eram executadas por qualquer bombeiro de serviço, bastava para isso, estar escalado na Guarnição de Escada ou 2º Socorro. Sempre que surgia uma ocorrência relacionada a salvamento, o Chefe da Guarnição de Escada era acionado e na viatura AM – 01 (Auto Material) seguia juntamente com seus comandados para atender a ocorrência.
Mais tarde com o aumento das ocorrências e, aliada ao crescimento da cidade, se fez necessário a criação de um pelotão especializado nessa área. Foi então que no ano de 1966, de acordo com o Boletim nº 030 de 11 de fevereiro de 1966, o comandante do Corpo de Bombeiros Sapadores - CBS, designou o então 1º Ten BM José Ronald de Brito, para organizar o Serviço de Salvamento e Proteção – S.S.P.
Em 1º de março de 1966, conforme publicação em Boletim Interno de nº 041, o 1º Ten Ronald, apresentou o relatório contendo a ORGANIZAÇÃO e REGULAMENTO do Serviço de Salvamento e Proteção – SSP do Corpo de Bombeiros Sapadores da Polícia Militar. Sua finalidade era constitui uma especialização dentro do Corpo de Bombeiros, um serviço destinado a remoção de pessoas ou animais de locais sinistrados com objetivo de prestar-lhes socorro, bem como, proteger bens sob ameaça de serem destruídos ou danificados, seja cobrindo-os no próprio local, deslocando-se ou ainda, fazendo evacuar o mais rapidamente para o exterior, a água ou fumaça do interior dos imóveis, podendo também atuar, a título de ajuda a população, fazendo pequenos serviços, desde que ele não possua meios para executá-los.
Organização: O Serviço de Salvamento e Proteção, tinha como chefe um 1º Tenente, um 2º Tenente Sub Cmt, um Sub Ten Auxiliar, cinco Sargentos Chefes de Guarnição, quatro Cabos Auxiliares de Guarnição e doze Soldados Ajudantes de Guarnição, perfazendo um total de vinte e quatro homens.
O Pelotão de Salvamento, como era conhecido, ficou subordinado a 2ª Seção de Combate a Incêndio, o uniforme era diferenciado, constituia de: botas (coturno), bermuda, cinto ginástico, capacete e camisa meia manga na cor branca. Sua viatura era o Auto Material – 01, uma espécie de ABT – Auto Bomba Tanque.
Em dezembro de 1975, foram adquiridos novos equipamentos e viaturas oriunda da Alemanha, uma delas exclusiva para o salvamento, a Viatura Matra – Máquina de Tração, um caminhão Mercerdes Benz 1113, com todo tipo de material para o salvamento, depois recebeu uma caminhonete Crevrolet – C-10, cabine simples, a ASSP-1. O Pelotão de Salvamento tinha como dependências, um pequeno almoxarifado.
Durante o período como Pelotão, o Salvamento teve como seu comandantes, os seguintes Oficiais: Ten Ronald de Brito, Ten Emilson Ribeiro Barbosa, Ten Brasileiro e Ten José Sarto Maciel dos Santos. Hoje todos Coronéis da reserva, sendo o Coronel Emilson, já falecido.
Dezesseis anos se passaram, veio uma nova estruturação no CBM, o Pelotão passou a denomina-se Seção de Busca e Salvamento – SBS, subordinada diretamente ao comando do 1º Grupamento de Incêndio, desvinculando-se da 2ª Seção de Combate a Incêndio. Com a mudança o Salvamento passou a ter vida própria. Um novo prédio foi erguido dentro do Quartel Central, só para abrigar o Salvamento, a nova edificação era provida de Gabinete de Comando, SubCmdo, Ajudância e Almoxarifado. Novos equipamentos e viaturas foram adquiridos, tais como: cilindro para mergulho, facas, roupas de neoprene, lanternas subaquáticas, compressores de baixa e alta, máscaras autônomas contra gases, roupas de proteção contra insetos etc.
A Seção de Busca e Salvamento, foi inaugurada no dia 29 de dezembro de 1982, onde descerrada uma aplaca alusiva a nova Seção e ao prédio, que recebeu o nome do Cel BM Luiz Teixeira Pinto. O então Cel José Sarto Maciel dos Santos, que na época era capitão comandante da 2ª Seção de Combate a Incêndio e do Pelotão de Salvamento, foi desclassificado da 2ª SCI e classificado como Comandante da Seção de Busca e Salvamento, conforme Boletim do CBMCE nº 006 de 10 de janeiro de 1983, passando a ser o primeiro Comandante da SBS, o 2º Ten BM Duarte Frota o SubCmt. Durante o comando de ambos e, por conta do Pelotão ter passado para condição de Seção, seu efetivo foi aumentado, também foi aberto concurso interno para Cabos Especialista em Salvamento no ano de 1983 e no ano seguinte para Sargentos Especialista em Salvamento. Outros curso de especialização foram realizados, o de salvamento aquático, arrais amador, salvamento e combate a incêndio em aeronaves, em 1985 o 1º Cmaut e o curso de sobrevivência em região inóspita. Um pouco mais adiante já em 1988foi criado o Grupo de Socorro de Urgência – GSU e o pelotão de Salvamento Marítimo – Salvamar, ambos subordinados a SBS, nesta época o uniforme do salvamento passou a ser, por determinação do Comandante do 1º GI, calça comprida, camisa meia manga branca, coturno, cinto ginástico e capacete, extinguindo-se o uso da bermuda.
Em abril de 1990, veio a separação do CBMCE, da PMCE e novos rumos foram tomados e mais uma vez o Salvamento obteve mudanças significativas, o uniforme deixou de ser o caqui para ser o laranja e camisa vermelha com mangas.
Em meados de 1998, quando entrávamos mais uma vez para o 16º ano de criação da Seção de Busca e Salvamento – SBS, o Cel Webster, quando em uma instrução de educação física, no calçadão da Av. Presidente Castelo Branco, na entrada da Estação Elevatória do Interceptor Oceânico, viu uma guarita erguida em um amplo calçadão de frente para o mar, pintada de vermelho, com janelões de vidro e coberta com telha colonial. A guarita parecia abandonada, veio-lhe a idéia de montar um posto avançado para a Guarnição de Salvamento 01. A proposta foi levada ao comando do CBMCE, a idéia foi prontamente aceita, porém precisava regulamentar a situação, saber a quem pertencia de fato a tal guarita. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, era o órgão responsável pela manutenção e conservação da guarita na entrada do Sanear, que prontamente atendeu a solicitação do comando e passou a responsabilidade para o Corpo de Bombeiros.
Em março de 1998, a Guarnição de Salvamento 01, passou a montar PB no local, após dois meses, deu-se início a construção do novo prédio do salvamento. A construção foi coordenada pelo Cel BM Sérgio, o prédio foi erguido com a ajuda e o sacrifício dos componentes da SBS. Durante sua construção começou o movimento para transformar a SBS em GBS – Grupamento de Busca e Salvamento.
O prédio foi inaugurado no dia 07 de julho de 2000, a Seção passou a ser Grupamento de Busca e Salvamento, tendo na época como comandante o Maj QOBM Francisco Hélio Matos, tornando-se o primeiro a comandar o Grupamento. Mais tarde com a Lei de Organização Básica do CBMCE, Lei 13.438 de 07 de janeiro de 2004, o Grupamento passou a chamar-se de Núcleo de Busca e Salvamento, sendo o seu primeiro comandante o Maj QOBM Heraldo Maia Pacheco, que depois passou o comando para o TC QOBM Ronald Bezerra Aguiar.
O NBS, está localizado na Av. Presidente Castelo Branco – 1000, bairro Moura Brasil. No NBS são ministrado estágio de salvamento em alturas, salvamento aquático, curso de Mergulho autônomo – Cmaut, curso de especialização em salvamento – Cesalv. A área de atuação operacional do NBS, abrange toda grande Fortaleza e em todo Estado do Ceará, dependendo do tipo da ocorrência, é caso das operações de Mergulho e demonstração de salvamento em altura.
No dia 29 de dezembro de 2005, por volta das 16h00, um grande acidente aéreo envolvendo a aeronave do Centro Integrado de Operações Aérea – CIOPAER, abalou a população da cidade e grande comoção aos integrantes do CBMCE, com a perda de alguns militares, na qual a Maj Buson do CBMCE, veio a falecer. E em homenagem a primeira mulher militar estadual do Brasil, que concluiu o curso de piloto de aeronave (helicóptero) , o comando do CBMCE, concedeu ao Quartel do NBS, o nome da referida militar, Maj BM Rosana Buson Pompeu de Sousa Brasil, conforme Decreto nº 104 de 23 de janeiro de 2006.
O NBS destaca-se por seu uniforme na cor laranja, que é a cor universal das equipes de resgate. Atualmente a Unidade está em pleno aperfeiçoamento e especialização do seu efetivo. São ministrados estágios e cursos pelos Oficiais e Praças do NBS. Seu atual comandante é o TC QOBM Henrique Jorge Freire da Silva.
2 comentários:
Parabéns coronel, pela iniciativa de divulgar as açoes do NBS. MUITO BOM.
É muito importante que todos nós saibamos da nossa história, para que do nosso passado possamos continuar e perdurar diante dos que nos antecederam com a força e coragem caracteristica daqueles que fazem o NBS.
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